Informativos

Sobre a radioterapia

A radioterapia é um método capaz de destruir células tumorais pelo uso de feixes de radiações ionizantes. Uma doze pré-calculada de radiação é aplicada, em um determinado tempo a um volume de tecido que engloba o tumor, buscando erradicar todas as células tumorais, com o menor dano possível às células normais circunvizinhas.

 

  • Radiossensibilidade e radiocurabilidade - A velocidade da regressão tumoral corresponde ao grau de sensibilidade que o tumor apresenta às radiações. Depende fundamentalmente da sua origem celular, do seu grau de diferenciação, da oxigenação e da forma clínica de apresentação. A maioria dos tumores radiossensíveis são radiocuráveis. Entretanto, alguns se disseminam independentemente do controle local; outros apresentam sensibilidade tão próxima à dos tecidos normais que esta impede a aplicação da dose de erradicação. A curabilidade local só é atingida quando a dose de radiação aplicada é letal para todas as células tumorais, mas não ultrapassa a tolerância dos tecidos normais.
  • Indicações da radioterapia - Como a radioterapia é um método de tratamento local e/ou regional, pode ser indicada de forma exclusiva ou associada aos outros métodos terapêuticos. Em combinação com a cirurgia, poderá ser pré/per ou pós-operatória. Também pode ser indicada antes, durante ou logo após a quimioterapia.