Tratamentos

Radioterapia de Intensidade Modulada do Feixe

A Radioterapia de Intensidade Modulada ou IMRT (Intensity Modulated Radiotherapy) é uma forma de tratamento radioterápico que dispõe de computadores e técnicas especiais, onde cada feixe é divido em múltiplos segmentos com o objetivo de moldar a dose no formato do órgão ou volume a ser tratado. Isto se consegue a partir da movimentação precisa dos colimadores de múltiplas folhas (MLC - multi leaf colimator), localizado no cabeçote do aparelho de radioterapia durante o tempo de irradiação ou com o uso de moduladores criados especificamente para cada incidência de tratamento. Os colimadores são controlados por um programa de computador que utiliza os dados enviados do sistema de planejamento computadorizado. Pode-se usar a Tomografia Axial Computadorizada juntamente com a Ressonância Magnética Nuclear e/ou a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) para mostrar o tamanho, forma e localização do tumor.

Mais eficiente  e precisa que a radioterapia conformacional, pois as margens são mais reduzidas e há um controle simultâneo  da quantidade de radiação em uma única aplicação, onde é necessário tratar a dose é maior, e onde é necessário poupar, a dose de radiação diminui.

O IMRT caracteriza-se como uma das mais modernas modalidades de tratamento radioterápico e permite a redução da radiação nos tecidos sadios assim como o aumento da dose terapêutica no tumor ou órgão a ser tratado otimizando o tratamento realizado.

 

Dúvidas?
Fale conosco
Mais tratamentos